Faz este domingo, dia 14 de março, cinco anos que morreu o ator alentejano Nicolau Breyner. O artista perdeu a vida na sequência de um ataque cardíaco deixando em choque a comunidade artística em Portugal.
O prestigiado ator, realizador, produtor e apresentador de televisão alentejano, pelo seu talento, nunca foi esquecido.
Por isso mesmo, no dia de hoje várias têm sido as figuras públicas que, através das redes sociais, têm recordado o artista que tanto marcou a cultura portuguesa.
Fernanda Serrano escreveu: “Nosso querido Nico, continuamos a sentir a tua falta! Muita! Saudades tuas. Das tuas histórias. Das barrigadas de riso. Dos teus abraços. Da tua bondade! Do teu talento inesgotável! Aqui de casa, para onde quer que estejas, toma lá este sorriso nosso”.
Também Teresa Guilherme recorreu às redes sociais homenageando o ator através da mensagem “Já passaram 5 anos querido Nico, mas as saudades não passam. Fazes-nos falta. Fazes-me muita falta”, pode ler-se.
Natural de Serpa, João Nicolau de Melo Breyner Lopes nasceu a 30 de julho de 1940. Estreou-se na peça Leonor Telles de Marcelino Mesquita, no Teatro da Trindade, atingindo grande popularidade no teatro de revista.
Importante ator de televisão, é tido como um dos percursores do humor em Portugal, demonstrado em programas como Senhor Feliz e Senhor Contente (1975), Eu Show Nico (1988) ou Euronico (1990).
Foi ator e co-autor da primeira novela portuguesa, Vila Faia (1982).