A vila de Cano, concelho de Sousel, celebrou este sábado (9 de fevereiro) os 500 anos sobre a visitação e Tombo da Ordem de Avis ás suas propriedades naquela localidade.
Para além do presidente da câmara municipal de Sousel, Manuel Valério, do presidente da junta de freguesia de Cano, Joaquim Pinto, as comemorações contaram com a presença do Arcebispo de Évora D. Francisco Senra Coelho, Eduardo Cabrita (Ministro da Administração Interna) e Ana Paula Vitorino (Ministra do Mar), estes dois últimos a título pessoal.
A Rádio Campanário marcou presença nas cerimónias e recolheu as declarações de Manuel Valério.
O Autarca referiu que “faz hoje precisamente 500 anos sobre a visitação, foi precisamente num sábado e no dia 9 de fevereiro de 1519 que este acontecimento se deu aqui na vila de Cano”.
Manuel Valério disse à Rádio Campanário que as celebrações “se iniciaram com um cortejo equestre desde a praça da república até à igreja de Nossa Senhora da Graça (…) local fundamental na altura da visitação com o nome de Igreja de Santa Maria da Conceição e que graças a esse acontecimento foi alargada e requalificada”.
O edil referiu ainda “que o dia vai ser repleto, temos a missa presidida pelo Sr. Arcebispo, teremos a degustação dos produtos do nosso concelho”. “Na parte da tarde teremos então um pouco da nossa história com palestras e o lançamento de um livro, terminamos então com um jantar quinhentista”.
{gallery}cano_500anos_visitacao{/gallery}