17.6 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Fé e Devoção a NSA SRA da Conceição: o testemunho inspirador de Sua Alteza Real, D. Isabel de Bragança

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição em Vila Viçosa acolheu este sábado, 19 de outubro, a primeira conferência integrada num ciclo de iniciativas que irão realizar-se, promovidas pela Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição.

A organização convida algumas figuras destacadas da Sociedade Portuguesa, a partilharem a importância que Nossa Senhora, nossa Mãe e Rainha tem para as suas vidas. A primeira conferência, realizada esta manhã, teve como convidada Sua Alteza Real, D. Isabel de Bragança, personalidade muito acarinhada em Vila Viçosa pela forte ligação ao Santuário da Padroeira de Portugal e acima de tudo pela imensa fé e dedicação à Senhora da Conceição.

Um testemunho inspirador de como a Fé e a Devoção à Mãe podem reger a nossa vida e fazer-nos olhar para o futuro com um olhar de esperança. Joaquim Barreiros, da Régia Confraria, moderou a conversa que contou ainda com a intervenção de várias entidades ligadas à Igreja, nomeadamente o Agrupamento de Escuteiros de Vila Viçosa, a responsável pelo Grupo das Catequistas, a Confraria da Santíssima Trindade, a responsável pelo Grupo de Peregrinos de Fátima e a Conferência de São Vicente Paulo.

Em declarações à Rádio Campanário, o confrade da Régia Confraria sublinhou a importância desta iniciativa destacando “os tempos que vivemos são difíceis e complicados mas é importante sabermos que a Fé é um caminho” evidenciando que a presença de Sua Alteza Real , através do seu testemunho “é um exemplo de como podemos viver essa Fé e colocá-la no nosso dia a dia.”

O responsável da Régia Confraria de Vila Viçosa salientou igualmente a importância de transmitir a Fé e a sua importância às gerações mais novas com vista a um mundo melhor enfatizando “embora seja um trabalho hercúleo, se cada um mudar alguma coisa ao seu redor e fizer a parte que lhe compete no mundo ou no pequeno mundo onde circulamos, daí há-de resultar, com o contributo de todos, um futuro melhor e com mais esperança.”

A partilha de vivências e de experiências pode também ela contribuir para que cada um de nós possa ser “melhor cristão, melhor pessoa, melhor cidadão” sublinhou Joaquim Barreiros. A próxima conferência irá ser realizada na próxima primavera.

A sessão deste sábado terminou com a inauguração de uma exposição em homenagem a Bárbara Elisa, falecida em 2023, que durante décadas a fio desempenhou as funções de Aia de Nossa Senhora, uma entrega à Padroeira de Portugal e a Vila Viçosa que a fez ser uma das personalidades mais acarinhadas em Vila Viçosa.

A Rádio Campanário acompanhou esta iniciativa e mostra-lhe as imagens:

Populares