Na cerimónia de bênção dos capacetes dos bombeiros do distrito de Évora, realizada ontem, uma homenagem foi prestada ao ex-presidente da Federação do Distrito de Évora e antigo Presidente da Direção dos Bombeiros de Vila Viçosa, que é atualmente o Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa. Este foi surpreendido com a atribuição da Medalha de Serviços Distintos de Ouro, uma distinção inesperada para o homenageado.
“Foi uma surpresa. Não sou muito dado a estas condecorações. De facto, não sabia de nada. Mas se as pessoas agradecem o serviço que prestámos, é porque fizemos um bom trabalho. Eu tentei sempre prestar o melhor serviço possível, tanto à frente da Associação de Évora, da Federação dos Bombeiros de Évora, como nos cargos que desempenhei na Liga dos Bombeiros Portugueses,” afirmou o homenageado.
Destacou a importância dos bombeiros para a segurança e bem-estar da comunidade. “Os bombeiros são essenciais para o nosso distrito, para a nossa terra, para Portugal. Eles garantem uma sensação de segurança, prestando serviços fundamentais, inclusive na área da saúde,” sublinhou. “Quando gritamos por socorro, é essencial que haja alguém para nos acudir. Uma terra sem socorro é uma terra onde as pessoas têm dificuldade em viver e que não atrai ninguém.”
O ex-presidente dedicou a condecoração a todos aqueles que trabalharam com ele ao longo dos anos. “Agradeço aos bombeiros e a todos que trabalharam comigo, tanto na federação como a nível nacional na liga, e aqui nos bombeiros. Esta condecoração é também deles. Temos um dos melhores distritos do país a nível de bombeiros, e isso deve-se às direções de cada corpo de bombeiros, aos seus comandos e à federação que liderei com outras pessoas,” afirmou.
Sublinhou ainda a importância da formação e preparação dos bombeiros. “Temos hoje um distrito com bombeiros preparados. Bombeiro que não sabe, não salva. Bombeiro que sabe, salva, e é isso que queremos dos nossos bombeiros,” enfatizou.
A distinção foi aprovada por unanimidade em Assembleia Geral da Federação, envolvendo todas as corporações dos concelhos do Distrito de Évora, e pela direção da Liga dos Bombeiros Portugueses. “Este reconhecimento não é só meu, mas de todos que comigo partilharam cargos de direção e trabalharam incansavelmente para alcançar os nossos objetivos,” concluiu.
A cerimónia de bênção dos capacetes e a homenagem prestada reforçam a importância do trabalho dos bombeiros e da união entre as corporações para garantir a segurança e proteção das comunidades.
Reportagem: Augusta Serrano