Decorreu ontem, dia 30 de agosto, pelas 21h, a inauguração da Feira da Luz/ExpoMor 2023, em Montemor-o-Novo, no Parque de Feiras e Exposições de Montemor-o-Novo, Feira esta que decorre até ao próximo dia 4 de setembro, organizada pelo Município de Montemor-o-Novo em conjunto com a APORMOR.
A inauguração ficou marcada pela presença de várias entidades da região do Alentejo e, entre elas, esteve presente, no arranque da Feira da Luz, António Danado, presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, do Bispo e Silveiras, de Montemor-o-Novo.
Em declarações à nossa redação, António Danado falou do papel da União de Freguesias, na qual referiu que “nós temos sempre um papel importante na Feira da Luz. Temos tido sempre um espaço de exposição, um espaço local, onde nos colocamos e afirmamos e é onde apresentamos as nossas capacidades e o que temos feito durante o ano. Normalmente, para a União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, do Bispo e Silveiras, o momento mais importante é quando nós prestamos contas ao nosso eleitorado, estamos mais ou menos a meio do mandato, iremos lançar aqui o nosso boletim de freguesia, no próximo sábado, aqui na Feira da Luz, e é aqui também que vamos ter os nossos Fora de Horas, no sábado. Na sexta, sábado e domingo, iremos ter aqui showcooking, entre as 19h e as 20h mas, acima de tudo, convido todos a desfrutar de Montemor. Esta feira é uma mostra de que Montemor sabe receber bem e nós gostamos de receber as pessoas. A Feira tem se afirmado no Alentejo, com a capacidade de trazer mais gente e não afastar. O discurso do Sr. Presidente da Câmara foi perentório nessa matéria, nós não somos da mesma força política, temos ideias políticas diferentes mas, acima de tudo, sabe que connosco conta para trabalhar e é, acima de tudo, assim, que as freguesias têm feito com a Câmara, e que todos os autarcas do concelho têm feito, que é trabalhar em prol de Montemor”.
“Nós temos tido uma relação sempre de luta, mas é uma luta porque as freguesias acham sempre pouco aquilo que nos transferem, que nos estão a dar demasiada responsabilidade com o pouco dinheiro que nos transferem, o Município acha que é sempre o mais justo, mas no âmbito desta matéria, as ‘brigas’ são no gabinete e cá fora estamos para trabalhar em conjunto, e é isso que temos sempre levado a cabo ao longo destes dois anos. Com dificuldades, com capacidade de discussão mas, acima de tudo, com a capacidade que nós temos de cada um, com as suas ideias, conseguirmos conciliá-las e fazermos sempre, por Montemor, o melhor que sabemos e podemos”, acrescentou.
Questionado sobre as delegações de competências para além das previstas na lei, o presidente da União de Freguesias e Nossa Senhora da Vila, do Bispo e Silveiras referiu que “temos uma série de competências delegadas pela câmara municipal, através de contratos interadministrativos e acordos de cooperação e, tem sido esta capacidade de entender o princípio da subsidiaridade aplicado às freguesias, é importantíssimo para o concelho, porque é possível que nós consigamos fazer também, e dar melhor resposta, a questões que são fundamentais para a Câmara, mas que não conseguem, até pelos procedimentos burocráticos, e nós conseguimos mais rapidamente dar resposta e acabar por resolver os problemas e, é essa a questão que nós queremos transmitir à população. Nós não estamos cá contra a Câmara, o Danado não está contra o Olímpio, nunca acontecerá isso, temos as nossas discussões políticas, mas quando é para trabalhar, estamos cá em conjunto para arranjar soluções para as nossas populações”.