A II Feira da Saúde de Elvas, organizada pela Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, vai decorrer este fim-de-semana, dias 15 e 16 de abril, no Centro de Negócios Transfronteiriços de Elvas.
A iniciativa, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas, para além de workshops, debates e rastreios, vai contar com as Jornadas de Saúde dedicadas ao Covid-19 – Suas Consequências e Desafios, por se tratar de uma problemática atual, uma vez que a infeção por SARS CoV-2 ainda causa problemas de saúde pública.
Assim, nestas jornadas existirão testemunhos a nível global, nacional e local, bem como sobre o SARS-CoV-2, o impacto da vacinação, consequências com o Long Covid e na Saúde Mental.
A cerimónia de abertura da II Feira da Saúde acontece pelas 9h00, de dia 15, e serão realizados rastreios de CO expirado, Saúde Oral, Visão/Audição e Pressão intraocular, Avaliação da Glicémia e atividades com a Universidade Sénior, Go Fitness, Demonstração de exercícios, FicaFit, Cubo, ARKUS(teatro), Lar de Vila Boim, Gota d’Arte (surpresa).
Neste dia há ainda wokshops sobre APP CLEO, suporte básico de vida e desobstrução das vias aéreas, formação sobre benefícios fisiológicos do exercício físico, benefícios do exercício físico pós-covid e importância da fisioterapia, prevenção de quedas, hipnoterapia.
No domingo há caminhada, com o ponto de encontro na entrada do Castelo de Elvas, e formações: Chi Kung, aula de pilates, atestado multiusos e direitos do doente crónico.
A iniciativa encerra com um espetáculo com os artistas locais: Goes e Kikas.
Fonte: Município de Elvas