Decorreu este fim-de-semana a Feira de Garvão, XXIII Exposição Agropecuária, em Garvão, concelho de Ourique.
A Rádio Campanário esteve presente no certame e falou com Marcelo Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de Ourique, que afirma que “esta é a verdadeira feira do mundo rural”.
Na feira que decorreu entre os dias 12 e 14 de maio, foi apresentado aquilo que de melhor há no mundo rural “no concelho de Ourique e na nossa região”, declara o autarca.
Acredita que se deve apostar no desenvolvimento e valorização do mundo rural, devido ao seu “grande potencial”.
A raça bovina garvonesa, originária de Garvão, encontra-se presente na feira. Presidente Marcelo Guerreiro considera importante, “em conjunto com os criadores, continuar a proteger e a valorizar” a raça autóctone.
Tendo estado em vias de extinção, tem agora uma população de cerca de 800 exemplares.
O autarca defende que a raça garvonesa “precisa de um olhar especial por parte do Ministério de Agricultura, precisa de um olhar especial por parte de quem dirige as instituições” competentes.
Aponto a necessidade de reabertura de medidas agroambientais, e no sentido de proteção da raça, tem sido mantido uma estreita relação entre autarquias, ministério e instituições, sendo necessário que esse relacionamento continue “a ser trabalhado e a dar frutos”.
{gallery}garvao_feira_raca_gravonesa-17{/gallery}