Decorreu no passado domingo, 24 de novembro, a Feira de Santa Catarina, na freguesia de Pardais, concelho de Vila Viçosa.
A Rádio Campanário marcou presença e falou com Inácio Esperança, presidente da Junta de Freguesia de Pardais, que começa por explicar que a Feira de Santa Catarina “é uma tradição que atraí produtores locais e não locais, as instituições e a comunidade”.
O autarca explica que para além da feira “iremos ter uma missa e uma matiné durante a tarde”, pese embora o dia de Santa Catarina se assinale a 25 de novembro, “o facto de ser de semana obriga a fazer a feira no domingo”.
Inácio Esperança refere que a Feira “procura dinamizar o tecido local” e “promover os produtos locais”.
“A Feira de Santa Catarina procura dinamizar o tecido local e promover os produtos tradicionais”
Inácio Esperança
Questionado pela RC sobre o crescimento do certame, Inácio Esperança explica que neste momento “temos produtos mais variados”, exemplificando com “produtores de licores, filhoses, broas e empadas”, a que se juntam os tradicionais hortelões.
O presidente da Junta de Freguesia considera que “a cada ano que passa as pessoas querem cada vez mais”, acrescentando que “nós tentamos convencer as pessoas a participar”.
Questionado pela RC sobre um eventual crescimento do certame, Inácio Esperança considera que para dinamizar mais a Feira da Santa Catarina “precisávamos de outro espaço, pela circunstância do mês em que decorre é necessário um espaço fechado”.
O autarca explica que “neste momento não temos possibilidade de o fazer”, manifestando o desejo de que possam “existir fundos comunitários para estas pequenas comunidades, que no futuro permitam melhorar este micro tecido empresarial”.
{gallery}pardais_feirastcatarina_2019{/gallery}