Realiza-se hoje em Borba a tradicional Feira dos Santos. Ana Janelas, feirante, comenta com a Rádio Campanário que já faz a feira “há muitos anos”.
“Acho que precisávamos de umas alteraçõezinhas, de umas condiçõezinhas (…) luz, melhoramentos no espaço…” diz Ana Janelas.
Em resposta ao momento atual pós-pandemia acrescenta que “devido à pandemia o cliente habituou-se muito ao online, desabitou-se do físico (…) mas as coisas estão-se a recompor, está a voltar tudo ao normal. As pessoas já vêm sem medos.”
Nesta feira, uma das mais procuradas pelos habitantes de terras vizinhas pode-se ver de tudo um pouco, desde frutas a hortaliças, queijos, enchidos, calçado, roupas, utensílios e acessórios diversos e diversões.
É uma tradição antiga, como refere a feirante à Rádio Campanário. “Eu acho que as tradições nunca se perdem. Há pessoas que aderem mais do que outras, mas eu acho que as tradições nunca se perdem. Isto já é da altura dos nossos avós, bisavós, é uma feira de gerações. Porque é que a nossa geração havia de romper (aquilo a que) os nossos pais, os nossos avós estavam habituados?”
Termina comentando ainda acerca do bom tempo que agracia o evento: “Também tivemos São Pedro a nosso favor! É sempre tradição chover um dia antes e no dia seguinte São Pedro dar o seu ar de graça, neste caso o solinho.”
{gallery}FeiradosSantos 2022{/gallery}