Foi esta tarde inaugurada a III edição da Feira de Inspiração renascentista em Vila Viçosa.
O evento vai animar a Princesa do Alentejo este fim de semana proporcionando uma verdadeira viahem no tempo à época do renascimento com um vasto leque de atividades para ver e experimentar.
Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Dr. Inácio Esperança foi o anfitrião das entidades convidadas, entre elas o Presidente da Fundação da Casa de Bragança, Dr. João de Azevedo, o Presidente da Câmara Municipal de Redondo, Dr. David Galego, a Deputada da Assembleia da República eleita pelo PSD no círculo de Évora, Drª Sónia Ramos, entre outras .
O Presidente da autarquia Calipolense em declarações à Rádio campanário sublinhou a importância do evento e as expetativas para a edição deste ano referindo “procuramos que esta ou a próxima edição sejam sempre melhor do que a anterior, esse é o nosso objetivo” deixando ainda um agradecimento a todo o executivo, sem excepção, aos funcionários da Autarquia , à Décadas de Sonho, parceira do Município neste evento desde a primeira edição.
Sobre os objetivos da feira, o Edil sublinhou “queremos promover Vila Viçosa em Portugal e no Mundo e mostrar o ambiente renascentista de Vila Viçosa nos séculos XVI e XVII, quando os duques viviam aqui e quando havia um ambiente cultural muito à frente da época.”
O Presidente do Município destacou igualmente que o propósito da iniciativa passa também por mostrar “aos locais e aos que nos visitam o que foi e o que é Vila Viçosa e o que poderá ser” realçando o facto de estar a decorrer um processo de candidatura a Património Mundial da Unesco, processo para o qual a realização desta Feira é muito importante. A este propósito o Presidente da da Autarquia evidencia “esta feira pretende também divulgar a nossa candidatura e a intenção que temos de que este bem , Vila Viçosa-Vila Ducal, seja classificada como Património da humanidade.”
Inácio Esperança sublinha por último a localização onde decorre a feira , no interior do castelo, frisando “temos a felicidade de ter uma cerca com alguma dimensão, propriedade da Fundação da Casa de Bragança e da Câmara(a parte pública” congratulando-se com a parceria estabelecida neste sentido com a Fundação da Casa de Bragança.