12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

 “Felizmente, ao fim de 15 anos ficam concluídas as necessidades do agrupamento. Tomé Laranjinho, na Feira da Saúde.

A Feira da Saúde em Alandroal reuniu diversas entidades do concelho, incluindo juntas de freguesia, o agrupamento de escolas, a GNR, o centro de saúde, IPSS e farmácias, com o objetivo de promover a saúde e hábitos saudáveis na comunidade. A iniciativa, que teve início hoje, foi especialmente dedicada aos mais novos, com atividades e colaborações que envolveram as crianças do agrupamento escolar.

A Rádio Campanário marcou presença e falou com Tomé Laranjinho, diretor do Agrupamento de Escolas do Alandroal sobre a importância deste tipo de certame para as crianças, Tomé Laranjinho destacou: “Em primeiro lugar existem alguns rastreios, neste caso um dental e penso que um visual, que, os miúdos podem fazer e despistam-se algumas necessidades que possam ter. Depois, eles também saem do espaço onde estão todos os dias e apanham um bocadinho de ar puro, têm também contacto com algumas atividades desportivas, portanto é um dia diferente para eles.”

O diretor sublinhou ainda a importância da sensibilização para a saúde desde cedo: “Isto também há uma sensibilização, não só uma participação, mas também uma formação das próprias crianças nestas áreas da saúde.” Mencionou a colaboração com o Centro de Saúde do Alandroal, que realiza formações e disponibiliza cheques-dentista, bem como rastreios visuais. “Cada vez mais eles pegam nos tablets, nos telemóveis, logo pequeninos, e se olharmos hoje em dia quase todos os miúdos têm óculos,” acrescentou.

Questionado sobre o funcionamento do agrupamento, Tomé Laranjinho esclareceu a situação atual das infraestruturas: “Infelizmente, o polidesportivo ainda não foi inaugurado. Foi o jardim de infância. O polidesportivo, mais dia menos dia, será inaugurado.” O professor manifestou satisfação pelo progresso das obras, destacando a importância de um espaço digno para a prática de educação física.

“Felizmente, ao fim de 15 anos, vamos ter um espaço digno para a prática da educação física, que também está associado aqui à Feira da Saúde, onde eles podem, de facto, ter alguns exercícios que não podem, neste momento, fazer num espaço coberto e digno,” afirmou. Embora ainda faltem algumas finalizações no polidesportivo, como o piso e as bancadas, o Jardim de Infância, inaugurado em janeiro, já está em pleno funcionamento e a ser muito apreciado por crianças e educadores.

Com a conclusão destas obras, Tomé Laranjinho enfatizou a satisfação de ver realizadas as principais necessidades do agrupamento: “Felizmente, ao fim de 15 anos ficam concluídas as necessidades do agrupamento.”

A Feira da Saúde em Alandroal destacou a importância da colaboração comunitária para promover a saúde e o bem-estar, envolvendo a população local e incentivando a adoção de estilos de vida mais saudáveis desde a infância.

Populares