12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

FENAREG considera que verbas para investimento no regadio até 2030 são insuficientes

A FENAREG (Federação Nacional de Regantes de Portugal) apresentou as prioridades de investimento no regadio até 2030, alertando que as verbas atualmente previstas para financiar o regadio público são insuficientes.

No documento enviado às várias forças políticas que não são contra o mundo rural, a Federação calcula que estão disponíveis 337 milhões de euros para investir no regadio público, valor que corresponde a apenas 32% das necessidades de investimento (1.057M€) e com condições asseguradas para serem implementados até 2030. No entanto, considerando a totalidade das necessidades de investimento em regadio público (2.257 M€), as origens de financiamento permitem apenas cobrir 15% das necessidades, segundo um comunicado enviado à nossa redação. 

Neste sentido, as propostas das FENAREG às forças políticas passam por aumentar a capacidade de armazenamento de água; modernizar as infraestruturas públicas de rega; investir na sustentabilidade energética do regadio com base em energias; garantir fontes de financiamento que assegurem as necessidades de investimento no regadio público a longo prazo e investir no regadio privado.

O regadio permite suportar um conjunto alargado de sistemas de produção agrícola, garantindo a sustentabilidade económica e o desenvolvimento de determinados territórios.

Populares