No passado dia 19 de dezembro, a Federação Nacional de Regantes de Portugal (FENAREG), reuniu em Assembleia-Geral, na sede da Associação de Beneficiários do Roxo, em Montes Velhos, Aljustrel, para definir a agenda de 2020.
No momento em que o próximo Quadro Comunitário de Apoio é preparado, com as questões climáticas no topo da agenda Europeia, os regantes esperam no próximo ano aumentar a capacidade de armazenamento de água, de regularização interanual nas bacias hidrográficas e negociar o regime de caudais nas bacias hidrográficas internacionais.
Nos aproveitamentos hidroagrícolas e nas explorações agrícolas de regadio deverá existir um incentivo ao uso de energias limpas com o intuito de contribuir para a neutralidade carbónica.
Com a conceção de tarifários sazonais para a agricultura espera-se reduzir o custo da fatura da eletricidade, sendo que, os modelos de tarifários de água para a agricultura devem ser revistos, com o objetivo de criar um sistema que premei os aumentos de eficiência.
A Associação de Rega do Vale Sizandro, a Associação de Beneficiários dos Planos de Rega das Baixas de Óbidos e a Associação de Beneficiários do Monte Novo foram os três novos membros que se juntaram à FENAREG após esta Assembleia Geral.