A Linha de Évora, Troço Évora Norte-Freixo, recebeu no passado dia 28 de Fevereiro o evento “Rotas do Bastonário – Engenharia em Movimento – Rotas do Talento” promovido pela Ordem dos Engenheiros.
Uma comitiva de cerca de 25 membros, liderada pelo Bastonário, que integrou os Vices-presidentes Nacionais e o Presidente do Colégio de Engenharia Civil, visitou as obras do Corredor Ferroviário Internacional Sul, mais especificamente este troço. A comitiva foi recebida pelo Vice-presidente da IP e por muitos dos responsáveis por esta grande obra ferroviária.
Da parte da manhã, os participantes visitaram as obras do troço Évora Norte – Freixo do Corredor Internacional Sul, Ferrovia2020, cofinanciado pela União Europeia, que assegura a ligação ferroviária entre Sines e Espanha.
Esta nova via, com uma extensão de cerca de 90 quilómetros, integra obras únicas de Engenharia e vai permitir a conexão ferroviária dos portos marítimos e das zonas industriais e urbanas localizadas no sul do país.
De acordo com a Ordem dos Engenheiros, trata-se de uma infraestrutura moderna e apontada para o que de melhor se faz a nível europeu.
A obra contempla 3 estações técnicas para o cruzamento de comboios e a linha permitirá a circulação do transporte de passageiros a uma velocidade de 250kms/h.
As preocupações ambientais e com a preservação da biodiversidade, adianta a OE, ficaram bem patentes durante a visita à obra, tendo em conta que toda a planificação da mesma teve em conta variáveis relacionadas com os habitats das espécies que populam as zonas envolve
Da parte da tarde, a IP, representada pelo Presidente, Miguel Cruz, e Vice-Presidente, Carlos Fernandes, e a OE, pelo Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, estabeleceram um protocolo de cooperação que permitirá desenvolver atividades em conjunto, promovendo a Engenharia e o seu contributo para desenvolvimento da competitividade nacional.
Fotos: Infraestruturas de Portugal