A 22ª Festa do Cinema Francês já tem datas: entre 7 e 31 de outubro de 2021. A mostra dedicada à difusão do cinema de expressão francesa circula por nove cidades (Lisboa, Oeiras, Coimbra, Almada, Porto, Braga, Évora, Viseu e Faro), voltará a juntar um ciclo de antestreias, a revisita a obras de cineastas de relevo, um programa infantojuvenil e sessões especiais dedicadas a filmes cuja estreia colidiu com fases de confinamento, aos quais se acrescenta uma nova secção dedicada ao cinema fantástico.
De acordo com a organização do evento, a novidade este ano é o regresso da Festa a mais cidades do país, numa parceria realizada com a NOS Cinemas. Le Tour do Cinema Francês por Portugal é o nome deste programa especial que arranca este ano nas salas de cinema NOS localizadas nas cidades de Braga, Évora, Viseu e Faro. Uma parceria que prevê alargar-se no próximo ano a ainda mais espaços fora dos grandes centros urbanos do litoral.
Segundo a organização, a cineasta francesa Mia Hansen-Løve será uma das realizadoras em foco, num programa que incluirá a antestreia do seu mais recente filme, Bergman Island, estreado este ano no Festival de Cannes.
A 22ª edição do festival decorrerá nas seguintes datas:
Lisboa: 7 a 20 de outubro
Almada: 12 a 16 de outubro
Oeiras: 9, 10, 16, 17, 18 e 19 de outubro
Coimbra: 12 a 16 de outubro
Porto: 19 a 27 de outubro
Braga: 21 a 24 de outubro
Évora: 28 a 31 de outubro
Viseu: 28 a 31 de outubro
Faro: 21 a 24 de outubro
A Festa do Cinema Francês é organizada pela produtora Jangada, apoiada pela Embaixada de França e o Institut français du Portugal, em parceria com a rede das Alliances Françaises em Portugal.