12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Festas do Povo de Campo Maior foram apresentadas oficialmente (c/som e fotos)

Já é oficial, as Festas do Povo de Campo Maior realizam-se entre 22 e 30 de agosto de 2015, que terão como tema "Amo Campo Maior".

Numa cerimónia realizada na noite de quinta-feira, 26 de fevereiro, no Museu Aberto de Campo Maior, o evento contou com a presença de João Rosinha, presidente da direção da Associação das Festas do Povo de Campo Maior, da entidade organizadora, Ricardo Pinheiro, presidente da Câmara de Campo Maior, Pedro Murcela, presidente da Assembleia Municipal e do Comendador Rui Nabeiro.

A cerimónia foi animada pelo artista Fernando Pereira.

Reconhecidas pela sua originalidade e cariz popular tanto a nível nacional como internacional, as Festas do Povo de Campo Maior são de tradição secular e encontrando-se em curso a candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

A Rádio Campanário esteve presente na cerimónia e falou com o Comendador Rui Nabeiro a quem as festas “tocam a alma das pessoas e ao serem anunciadas, já se começa a respirar a festa”.

“É o amor por Campo Maior, é o amor pelas suas gentes e é a humildade que há aqui, é uma transpiração de carinho de amizade, de amor e de proximidade que é o que é importante nas festas”, refere.

O presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Ricardo Pinheiro, diz que a realização das Festas do Povo para Campo Maior “tem a importância que o número de turistas que visitam Campo Maior, tem vindo a demonstrar, a arte de trabalhar o papel e transformá-lo em flores, foi dando um reconhecimento feito pelo povo de Campo Maior e pela paixão que têm por esta arte, mas acima de tudo pela forma como os turistas se apaixonaram por vir a Campo Maior de quatro em quatro anos”.     

João Rosinha, presidente da direção da Associação das Festas do Povo de Campo Maior, refere, “a partir daqui compete à população pôr a máquina em movimento, máquina essa que que já estava há alguns meses a trabalhar”.

“Neste momento estamos quase com 80 ruas, depois deste lançamento, com certeza que nas próximas semanas vão chegar às 100 e vamos tentar ultrapassar, vamos fazer um esforço também nós, no sentido de ultrapassarmos o número de 2011 que eram 106 ruas”.

O responsável pelo dossier de candidatura das Festas do Povo de Campo Maior a Património Cultural Imaterial da Humanidade, Paulo Lima diz que neste momento “estão a ser reunidos os elementos para construir o dossier”.

Questionado, Paulo Lima conta que a sua ligação às Festas do Povo de Campo Maior surgiu quando, por duas vezes, as visitou e sentiu “a vontade de uma comunidade de levantar umas festas únicas”.

Para a edição de 2015, as Festas do Povo vão contar com um programa especial, sendo esperados mais de 1,2 milhões de visitantes, representando um impacto positivo direto no tecido económico-social da região.

Populares