Teve hoje início, dia 20 de maio, a 8ª edição do Festival da Rainha – Feira Medieval de Estremoz, que decorre este fim-de-semana, entre os dias 20 e 21 de maio.
Numa organização do Município de Estremoz e da Escola Secundária Rainha Santa Isabel de Estremoz, o Festival da Rainha tem lugar no Largo Dom Dinis e espaços envolventes ao núcleo medieval da cidade de Estremoz.
Os objetivos do “Festival da Rainha” são a promoção turística e o desenvolvimento económico do Concelho de Estremoz, através da evocação dos valores subjacentes à sua História e Património, recorrendo para tal a uma recriação histórica do período medieval, em concreto no que diz respeito às temáticas relacionadas com a figura da Rainha Santa Isabel (séculos XIII/XIV).
A Rádio Campanário esteve presente e falou com José Daniel Sádio, Presidente da Câmara Municipal de Estremoz sobre mais uma edição do Festival da Rainha.
Em declarações à Rádio Campanário, o presidente da autarquia estremocense começou por referir que “é um grande momento para o nosso concelho, exaltamos aqui a nossa época medieval, temos um potência histórico-turistico tremendo. Este é um projeto que surge no seio da comunidade escolar e já é o 8ç Festival em que a Câmara e a Escola se juntam para promover um fim-de-semana medieval, em que toda a comunidade, todo o concelho, toda a população e todos os visitantes são convidados a desfrutar do centro histórico de Estremoz e a reviver a nossa época medieval juntamente com a nossa Rainha, com os nossos figurantes, toda esta envolvência da comunidade escolar, acho que é um evento muito feliz e contribui muito para aquilo que é a promoção do nosso concelho”.
Questionado quanto ao número de participantes no festival, José Daniel Sádio referiu que “são mais de 100 pessoas que atuam como figurantes, é um trabalho feito pela comunidade escolar, desde os fatos, toda a logística é feita no âmbito do curso de Turismo, portanto, são mais de 100 pessoas que estão aqui neste desfile e serão muitos mais que participarão no decorrer do evento”.