Nos dias 9 e 10 de fevereiro, o município de Serpa vai receber 3 eventos no âmbito do Festival Terras sem Sombra.
A Casa do Cante, em Serpa, é o espaço escolhido para receber, no dia 9 de fevereiro, às 15h00, uma “Oficina de Cante”, orientada pelo Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, sob a orientação do seu ensaiador, Pedro Mestre. A atividade introduz os participantes no âmago desta tradição musical e fá-los partilhar do seu rico universo artístico e cultural. Torna-se possível a qualquer um, assim, aprender os princípios desta riquíssima tradição musical.
Pela noite, o Cineteatro Municipal recebe o concerto “À Vol d’Oiseau” – Aves e Biodiversidade no Repertório Pianístico – Do Barroco ao Presente, às 21h30. Trata-se de uma inédita aproximação entre os cantos das aves e a sua interpretação musical, em obras de mestres europeus, do século XVIII ao século XX – de Rameau e Couperin a Messiaen e Gubaidulina, sem esquecer o português Francisco de Lacerda. Um concerto que assenta como uma luva ao Terras sem Sombra, um evento preocupado em associar, de modo pioneiro, música (clássica ou contemporânea), biodiversidade e património.
No dia 10 de fevereiro, a partir das 9h30, a manhã é consagrada à Herdade da Abóbada, num périplo guiado pelo médico veterinário Carlos Bettencourt e pelo zootécnico Marcos Ramos. Objectivo: conhecer o trabalho aqui realizado na conservação das raças bovinas (mertolenga e garvonesa), ovinas (campaniça, merinas preta e branca), caprina (serpentina) e suína (alentejana) e o Banco Português de Germoplasma Animal.