12.6 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Inaugurada 33ª edição da FIAPE, Pres. Cam. diz “vieram não foi por mim foi por um dos mais importantes certames do Alentejo” (c/som e fotos)

Foi inaugurada esta quarta-feira, 1 de maio, a 33ª FIAPE (Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz), que ao longo de 5 dias se assume como uma mostra do melhor que o concelho e a região têm para oferecer.

A Campanário acompanhou a inauguração do certame, onde falou com Francisco Ramos, presidente da Câmara Municipal de Estremoz que afirma que esta edição “vai ser um sucesso garantido”.

O autarca considera “que estão reunidas todas as condições para voltarmos a ter uma FIAPE de excelência”, com grande diversidade e qualidade de expositores e de eventos no programa.

Questionado sobre a larga presença de entidades militares e civis na cerimónia, declara que a FIAPE “já transbordou todas as fronteiras e criou interesse nessas entidades”.

“FIAPE é marcante no Alentejo nas mais diversas perspetivas”
Francisco Ramos

O presidente do Município, quando inquirido sobre as novidades que esta edição traz aos visitantes, afirma que estas são trazidas pelos expositores que “são essas as motivações que permitem que muita gente nos visite”, sendo esperadas “dezenas de milhares de pessoas”.

Para a teniente de alcalde do ayuntamiento de Zafra, Maria del Carmen Fuentes “é uma honra estar aqui”, lembrando que “faz 31 anos que decorreu a geminação com Estremoz”.

Maria del Carmen diz-nos que“a FIAPE e a Feira Internacional de Zafra tem crescido em parceria”, justificando que “todo o progresso da feira de Zafra, felizmente foi adotado na FIAPE.

“É muito benéfico para todos, quer no crescimento turístico quer no crescimento económico“
Maria del Carmen Fuentes

A teniente de alcalde revela ainda que “todos os grandes avanços nas diferentes áreas estão presentes na Feira Internacional de Zafra”  

Em declarações a esta estação emissora, Coronel Joaquim Grenho, comandante do Comando Territorial da GNR de Évora aponta a FIAPE como “um dos certames mais importantes da estrutura agropecuária e industrial de todo o distrito”.

“É um dos certames mais importantes do distrito”
Coronel Joaquim Grenho

Considerando que envolve a sociedade do território da sua área de jurisdição, “temos que estar sempre associados”, salienta.

Coronel Jorge Rebelo, comandante do Regimento de Cavalaria 3 de Estremoz, diz à Campanário que a participação neste tipo de certames visa “tentar recrutar alguns jovens para a carreira militar”.

“Tentamos aproveitar este certame para publicitar as Forças Armadas” junto dos jovens
Coronel Jorge Rebelo

Desta forma, o RC3 tem “na própria feira com um gabinete de apoio ao recrutamento”, dando a conhecer não só o Exército, como os outros ramos das Forças Armadas.

Para Manuel Valério, presidente da Câmara Municipal de Sousel, “a FIAPE é um certame que se tem vindo a afirmar”, apontando a geminação com a Feira Internacional de ZAFRA como uma mais valia na divulgação dos produtos da região.

“Certamente que esta edição estará ao nível que a FIAPE nos habituou”
Manuel Valério

António Anselmo, presidente da Câmara Municipal de Borba afirma que, independentemente do concelho ou sub-região onde um certame se realize, “é sempre importante” promover região.

“Tudo o que seja desenvolver o Alentejo […] para mim é sempre importante”
António Anselmo

Desta forma, defende que a FIAPE é um “evento extremamente importante para Estremoz e para a região”, na medida em que promove “aquilo que é nosso e o que tem de bom o nosso Alentejo”.

Na cerimónia de abertura, marcada pela presença de representantes de entidades militares e civis, decorreu a entrega de prémios dos Concursos FIAPE 2019 (XXIV Concurso de Cozinha Alentejana, VII Concurso Regional de Azeites – Prémio FIAPE e V Concurso de Vinhos de Estremoz).

O certame é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Estremoz e da ACORE – Associação de Criadores de Ovinos da Região de Estremoz, e integra diversas mostras das atividades com maior peso económico no Concelho e na Região: agropecuária, artesanato, mármore, produtos regionais, gastronomia, mostra institucional e atividades comerciais e industriais.

{gallery}Estremoz_Fiape19_inauguracao{/gallery}

Populares