A garantia foi deixada em Ponte de Sor pelo ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, no Portugal Air Summit.
“Está em marcha um concurso para colocar fibra ótica em todas as aldeias de Portugal. E isso quer dizer que qualquer aldeia do Interior vai ficar ligada por uma auto-estrada digital”, assegurou o governante, para quem esta medida traduz “um passo importantíssimo para melhorar as condições de vida do Interior”.
Apesar de conceder prioridade às designadas “auto-estradas digitais”, o ministro reconhece que também as vias rodoviárias precisam de ser melhoradas para incentivar o investimento no Interior, mas assume que “há muito trabalho a fazer nessa matéria”.
“O país já melhorou muito em matéria de acessibilidades mas há muita coisa para fazer”, referiu, destacando como nesta altura os fundos europeus já não financiam estradas. “Tem que ser o Orçamento de Estado a financiar e isso é uma limitação importante. Agora está a haver uma aposta forte na ferrovia, onde Portugal se atrasou imenso durante muitos anos”, concluiu o governante.