«A Língua», filme produzido e filmado em Évora, encontra-se nomeado para melhor curta-metragem de ficção do ano, para os Prémios Sophia, troféus cinematográficos portugueses que, anualmente, reconhecem a melhor produção nacional.
Realizado e produzido pelas eborenses Adriana Martins da Silva e Carla Magro Dias, respetivamente, a elaboração do filme não teve financiamento, tendo contado com o apoio de um grupo de voluntários, o apoio logístico de instituições do concelho, entre elas a Câmara Municipal de Évora e a Associação Cultural Imaginário e apoios privados, nomeadamente do Hotel Mar d’Ar Aqueduto, Évora Inn Guest House, Hotel Namasté Évora, o Hospital Veterinário Muralha e a Quinta Evaristo (residência e local de filmagem).
«A Língua» aborda o feminino e a relação com o outro, contando com a participação das atrizes Joana Brandão e Sara Gonçalves, e dos atores João Lobo e Miguel Rubim. A banda sonora é do Filipe Raposo, a fotografia é do Miguel Robalo, correção de cor Nuno Bouça, som de Álvaro Melo, montagem de Raquel França, diretora de Arte Sofia Nunes, produção Carla Magro Dias, Catariana Souto e co-produção do Filmógrafo.
O filme já participou no Festival de Avanca, nos Caminhos do Cinema Português, no FIKE, no Festin e está para consulta no Market do Festival de Clermont-Ferrand.