É já nos dias 14 e 15 de setembro que Avis vai receber a 5.ª e última prova da Taça de Portugal de CrossCountry Olympic (XCO) 2019, Classe 1, em BTT, e a 1.ª prova do XXV Circuito de BTT do Alto Alentejo, onde é esperada a participação de mais de quatrocentos atletas.
A competição, organizada pelo Município de Avis, em parceria com a UVP/FPC – Federação Portuguesa de Ciclismo, a ACS – Associação de Ciclismo de Santarém e a CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, com a supervisão da UCI – Union Cycliste Internationale, vai iniciar às 10h00, de sábado, com os treinos, num circuito fechado de 5 km de comprimento, e também com as provas das Escolinhas, a partir das 10h30, e a Prova Aberta do Circuito do Alto Alentejo, agendada para as 12h00.
No domingo, dia 15, às 9h00, a rua Dr. Francisco Salgado Zenha, junto ao Centro de Saúde de Avis, será o ponto de partida para as corridas C1: Cadetes (Masculinos e Femininos), C2: Juniores (Masculinos) e todas as categorias de Femininos (Elite e Sub23, Juniores e Masters), C3: Masters e Paraciclistas, e C4: Elite e Sub23, estas últimas marcadas para depois da hora de almoço.
Destaque para a grande corrida de Elite (Femininas), que contará com a participação da australiana Rebecca Mcconnell, da Primaflor-Mondraker-Rotor, Medalha de Bronze no Campeonato do Mundo de XCO 2019, para a atleta olímpica, a belga Githa Michiels, sua colega de equipa, e para a estoniana Maaris Meier, igualmente atleta olímpica, da Maiatos, nesta competição de alto nível, que apresenta um difícil percurso. Ainda as portuguesas Joana Monteiro, da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, vice-campeã nacional XCO 2019, e Raquel Queirós, da Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão, vencedora da prova de Elite do campeonato português de cross country olímpico (XCO) 2019.
Em simultâneo com a competição de XCO, irá decorrer também uma das maiores e mais antigas provas de BTT do País – o Circuito de BTT do Alto Alentejo, já em 25.ª edição, organizado pelo Município de Avis, no âmbito da parceria levada a cabo com a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA).