Domingo, dia 10 de dezembro, decorreu em Vila Viçosa a palestra “Raul Xavier, autor do Busto de Florbela Espanca”, proferida por Joaquim Saial.
Em declarações à RC Joaquim Saial, calipolense e investigador de arte pública, aponta a necessidade de se conhecer a história por trás de obras e monumentos contemplados diariamente.
A palestra em questão, que descreve como “uma conversa”, foca-se no busto da poetiza calipolense Florbela Espanca. O referido, encontra-se num pedestal da autoria do arquiteto Raul David, sendo o busto da autoria do escultor Raul Xavier, também autor dos leões presentes na escadaria da Assembleia da República, aponta.
Questionado sobre o que ainda falta fazer em Vila Viçosa relativamente à sua poetiza, declara que “temos a velha questão pendente das casas em que ela viveu”. Este aspeto, considera, seria uma mais valia no que respeita ao turismo cultural da vila. Contudo, “são coisas complicadas” e que ultrapassam “vontades camarárias”, passando pelos proprietários dos edifícios.
O investigador avança desde já, vontade de realizar esculturas semelhantes relativamente a outras esculturas de Vila Viçosa.
Manuel Condenado, Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, afirma à RC que “é sempre oportuno falar de Florbela Espanca, em Vila Viçosa sobretudo”.
O autarca aponta a feliz conjugação da realização da palestra no Cineteatro com o nome da poetiza, junta ao referido busto, e numa data que é próxima do aniversário do seu nascimento e da sua morte (ambas a 8 de dezembro).
Servindo a sessão para “falar do escultor que executou o busto de Florbela Espana”, o presidente do município realça a importância de conhecer quem executou peças e monumentos que constituem o património do concelho.
{gallery}vv_conferencia_escultura-dez17{/gallery}