Florbela Fernandes poderá vir a presidir a Federação Distrital do Partido Socialista de Évora.
Natural e residente em Évora, Florbela da Luz Descalço Fernandes tem 43 anos e é militante do PS desde 2008, presidente do Departamento das Mulheres socialistas de Évora entre 2012 e 2016, dirigente Federativa desde 2012, deputada municipal na Assembleia Municipal de Mourão pelo Partido Socialista, integra a atual lista de Deputados pelo Distrito de Évora, dirigente nacional do PS entre 2012 e 2014 e Adjunta no Governo Civil de Évora entre 2008 e 2011, é candidata à Presidência da Federação do PS – Évora.
Licenciada em Serviço Social e Pós-graduada em Gestão Social e Qualidade nas Autarquias, é Dirigente da Administração Pública Local. Antes desempenhou funções na Administração Pública central e no terceiro Setor (social), com uma carreira profissional de mais de 25 anos.
É dirigente nacional do SINTAP, Vogal do Conselho Disciplinar da Associação Nacional de Desporto para Deficientes Motores, foi dirigente associativa na Delegação da Cruz Vermelha de Évora e na Área da Igualdade de Género, no combate à violência doméstica e promoção de direitos cívicos, humanos e sociais.
Florbela Fernandes é a primeira subscritora de um projeto político renovador que tem como moção “Um Tempo Novo Um PS Unido”, um projeto de abertura e aproximação da federação de Évora às bases, às suas estruturas locais e à sociedade civil, para o Alentejo e para Portugal.
Também Norberto Patinho já anunciou a sua candidatura ao mesmo cargo.