A estátua de homenagem à poetisa que assumiu que “ser poeta é ser mais alto” terá de quatro a cinco metros e está a ser construída com recurso a três tipos mármore – todos de Vila Viçosa – pelo escultor Francisco Simões, na localidade espanhola de Macael (Andaluzia). Será inaugurada em 2025, segundo revelou o presidente da Câmara, Inácio Esperança, no jardim dos lagos, junto ao Mercado Municipal.
O cabelo da estátua de Florbela Espanca será negro, utilizando o escultor a pedra Ruivina, enquanto o mármore Rosa del Rei está reservado para rosto, mãos e pés. O vestido será azul e vai recorrer ao mármore de Pardais.
“Estamos a preparar para o início do próximo ano a finalização do Circuito Florbeliano com a inauguração de uma estátua”, confirmou o autarca, após a reabertura do Cine-Teatro Florbela Espanca, destacando que a imagem da poetisa ficará próxima da última casa do pai de Florbela, que a própria ainda visitou “muitas vezes”, enfatizou Inácio Esperança.
Junto à estátua, uma parede irá exibir um dos célebres poemas da autora de “Amar” e “Perdidamente”. “Florbela não é apenas uma ex-líbris de Vila Viçosa, mas é também uma oportunidade a vários níveis para Vila Viçosa”, resumiu o autarca.