Foi divulgado que se confirma, a suspeita de vários cientista, acerca da anulação da eficácia do novo coronavírus quando exposto aos raios solares. Um grupo de especialistas portugueses, sobretudo físicos ligados às áreas do ambiente, saúde e veterinária, afirma ter concluido que a radiação solar tem um efeito destruidor no novo coronavírus.
Esta já era uma temática alvo de estudo por parte de especialistas em vários países desde os meses de Março.
A informação é avançada pela RTP, que a entrevistar Diamantino Henriques, investigador do IPMA, salienta que “o risco para se contaminar no exterior por contacto com superficies ou por inalação do vírus no aerosol que pode estar suspenso na atmosfera, é maior no Inverno. É muito maior agora do que no Verão.”
Os dados acertivos de tal informação, constam de um estudo realizado nos últimos meses, publicado recentemente numa revista internacional de fotobiologia e fotoquímica.
É de realçar que a controversia desta informação científica foi contestada pela OMS, que nos meses do Verão explicou: “expor-se ao sol ou a temperaturas superiores a 25ºC NÃO previne a doença do coronavírus”.