O PSD de Évora vem de novo denunciar a situação insustentável de insegurança que se mantêm no Centro de Recolha Oficial de animais da Câmara Municipal de Évora tendo, na noite de 5 para 6 de agosto, voltado a ser roubados três cães de caça destas instalações.
Esta situação, que tem vindo a ser recorrente desde há alguns anos, leva a que, só em 2023, já tenham sido roubados do Centro perto de 20 animais à guarda e responsabilidade do Município de Évora.
Henrique Sim-Sim, Presidente do PSD de Évora, refere que “é insustentável esta situação! Temos vindo a continuamente a questionar o Vereador da CDU com o Pelouro do Centro sobre a execução de medidas de segurança para estas instalações, designadamente a extensão da videovigilância e segurança presencial, mas apesar das várias promessas de intervenção, tudo continua igual, a situação de roubos de animais e de insegurança sobre profissionais e voluntários mantêm-se.”
Infelizmente, segundo a informação prestada ao PSD, apesar dos esforços da equipa técnica, voluntários do Canil e das autoridades policiais para recuperar os animais, um dos cães foi já encontrado morto por atropelamento, outro mantêm-se em parte incerta e apenas um dos animais foi recuperado.
Henrique Sim-Sim, Vereador na oposição na CME refere ainda que “quando o Executivo CDU lançou o procedimento de contratação de segurança para as diversas instalações do Município, em Maio deste ano, insistimos várias vezes que era necessário incluir estas instalações no concurso. O Presidente e o Vereador com Pelouro afirmaram a pés juntos que a extensão da videovigilância estava garantida e que a segurança humana seria reforçada. Até hoje, nada foi implementado. É de uma enorme irresponsabilidade. Para além do roubo e maus-tratos aos animais reportados, é também a questão da segurança de profissionais e voluntários que está em causa, com ameaças recorrentes.”
Por outro lado, e mais uma vez, o PSD quer também que as obras neste edifício avancem rapidamente, lembrando que este procedimento se iniciou ainda em 2021, mas nada tem avançado. O edifício encontra-se com péssimas condições, quer para os profissionais quer para o acolhimento dos animais, pelo que as obras são muito urgentes, tendo já enviado um conjunto de questões ao Executivo CDU sobre estas matérias.
O PSD saúda o enorme esforço e dedicação das equipas de profissionais e voluntários que se encontram a trabalhar neste Centro em condições muito pouco adequadas.