A Força Aérea realiza o exercício anual Real Thaw 2023 (RT23) entre os dias 27 de fevereiro e 10 de março, na Base Aérea N.º 11, em Beja.
A Força Aérea está fortemente empenhada em criar um ambiente operacional, onde os participantes possam realizar um exercício tático de alto nível para maximizar a integração, interoperabilidade e aprendizagem, continuando a preparar e qualificar as suas forças para o cabal cumprimento da missão.
Este exercício multidisciplinar ambiciona potenciar o treino conjunto e combinado de forma a fornecer aos participantes uma vasta gama de missões táticas, com a intenção de partilhar conhecimentos, aumentar a integração, promover a inovação e fortalecer laços entre os parceiros da NATO.
O RT23 permite avaliar e certificar as capacidades operacionais da Força Aérea, e treinar com aliados da NATO.
Este exercício pretende preparar os militares nacionais da Força Aérea, Marinha e Exército e dos países participantes a atuar em operações conjuntas e combinadas potenciando a interoperabilidade entre todos. O RT23 oferece aos participantes uma oportunidade única de planear e executar missões com o objetivo de integrar e sincronizar diferentes domínios para resolver um problema tático.
O cenário só é possível devido ao espírito de resiliência e o empenho dos militares e civis da Força Aérea, que continuam a cumprir com rigor e qualidade a sua missão.
Fonte/Fotos: Força Aérea Portuguesa