Na noite deste sábado realizou-se uma corrida de toiros em Reguengos de Monsaraz, que ficou marcada pela pega do terceiro touro que deixou um dos forcados de São Manços gravemente ferido.
João José Rosmaninho, do Grupo de Forcados Amadores de São Manços, ficou em estado grave, tendo sido operado a uma lesão grave ao fígado no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), refere Miguel Ortega Cláudio numa crónica.
Segundo a crónica, “os momentos vividos foram fortes, um toiro a irromper pelo grupo de São Manços com uma velocidade estonteante com os forcados a parecerem peças de dominó a caírem e o João José na cara do toiro… só as tábuas detiveram o ímpeto do animal e a vontade de ficar do João… O embate foi terrível… Também um terceiro ajudante foi derrubado e caiu de má maneira ficando inanimado ao bater com a cabeça perto do estribo da trincheira. As caras dos colegas de grupo, público que estava mais perto do acontecido e bombeiros eram de pânico…”.
Para os forcados foi uma noite “terrorífica”, sendo que a corrida chegou a estar interrompida no fim da lide do quarto touro, devido à falta de ambulâncias para realizar o transporte dos forcados colhidos para o HESE.