O Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) realizou este fim de semana, em Vila Viçosa, um conjunto de iniciativas assinalando o seu 50.º Aniversário e a evocação do seu Patrono, o Condestável Nuno Álvares Pereira, São Nuno de Santa Maria.
As cerimónias comemorativas, que se realizam em vila Viçosa há três anos consecutivos, começaram na noite deste sábado, com um concerto pela Banda de Música da Força Aérea, acompanhada pelas Vozes do Alentejo.
Na manhã deste domingo, o ponto alto das celebrações, realizou-se no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, solar da Padroeira de Portugal, uma celebração Eucarística, presidida por D. Rui Valério, Patriarca de Lisboa.
A celebração no Santuário da Padroeira contou com a presença do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca , do Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, entre outras entidades civis e militares .
Na sua homilia, D. Rui Valério enalteceu o papel das forças Armadas na sociedade portuguesa, evocando o patrono da instituição, Nuno de Santa Maria, o Santo Condestável, São Nuno de Santa Maria.
Em declarações à Rádio campanário, D. Rui Valério destacou “celebrar São Nuno de Santa Maria é reencontrar aqueles valores que fizeram de Portugal uma Nação pioneira em tantos passos civilizacionais” nomeadamente “a capacidade de abnegação para uma entrega total à causa comum.”
O Patriarca considera que “os tempos que vivemos, cultural e socialmente, são muito complexos, especialmente na medida em que há um individualismo exacerbado”.
São Nuno de Santa Maria, as Forças Armadas e as Forças de segurança são “lugares de esperança para que aconteça uma nova humanidade” realçou ainda D. Rui Valério .
Após a Eucaristia realizaram-se as cerimónias militares no Terreiro do Paço, em Vila Viçosa.
Veja a reportagem :