Foi inaugurada no passado sábado, 17 de janeiro, pelas 16h00 na Casa da Cultura de Elvas, a exposição "Forte da Graça – Imagens de um declínio.
Trata-se de uma mostra que reúne trabalhos de nove artistas e que pode ser visitada até 14 de fevereiro.
Bruno Serranito, Carla Fernandes, David Rebocho, Fátima Moreira, Helena Caldeira, Isolina Lages, Joana Fernandes, Manuel Jaleco e Rogério Silva são os artistas que nos transportam para tempos que já lá vão e nos mostram o monumento nacional classificado, como Património Mundial da UNESCO em 2012.
A Rádio Campanário esteve presente na cerimónia de inauguração e falou com a artista Carla Fernandes que começou por dizer que é um projeto de “um grupo de amigos fotógrafos amadores” que começou a fotografar o Forte da Graça “há quase seis anos”, acrescentando, “não se falava ainda na recuperação consolidada e o Forte é um espaço que nos deslumbra”.
Vitória Branco, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Elvas diz sentir que “esta exposição retrata o declínio do Forte embora todos saibam que neste momento o Forte já iniciou as obras de requalificação e daí deixar-nos extremamente felizes porque mostra-nos a urgência, a necessidade premente que era a obra do Forte da Graça e que daqui a um ano consigamos ter o antes e o depois”.
A exposição “Forte da Graça – Imagens de um declínio”, pode ser visitada entre as 10h00 e as 18h00 de segunda-feira a sábado até 14 de fevereiro.