Na semana passada, através de videoconferência, em reunião plenária do Fórum de Economia Circular do Alentejo (FECA) foi tema principal “a reflexão sobre a oportunidade e urgência da Economia Circular na retoma pós-pandemia”, refere a CCDR me nota.
Na reunião estiveram presentes “mais de 30 elementos sob a coordenação do Vice-presidente da CCDR Alentejo Dr. Jorge Pulido Valente”.
“O primeiro ponto da reunião foi dedicado à recolha de testemunhos dos parceiros do FECA no que respeita aos problemas, oportunidades e respostas colocados pela pandemia no que se refere à economia circular.
Para além deste tema foram ouvidas as opiniões dos participantes sobre a temática e metodologia propostas para a realização das próximas reuniões. Todos os presentes concordaram com o formato e os conteúdos das questões a desenvolver, a saber:
a. O que deve mudar na estratégia regional para a economia circular, no contexto da pandemia?
b. Que problemas e respostas específicas surgiram nas economias locais, em resultado da pandemia e que lições podemos retirar dessas experiências para a retoma?
c. Como pode a economia circular aumentar a resiliência e a sustentabilidade dos territórios?
d. Como podemos capacitar o cidadão/consumidor, as organizações e as comunidades para intensificarem e acelerarem o processo de mudança para a economia circular, no contexto da necessidade de retoma rápida?”
Com uma sessão de 15 em 15 dias “os parceiros do FECA irão debater as suas respostas às questões colocadas, sendo produzido no final um documento síntese dos contributos mais significativos”.