O Primeiro-Ministro, António Costa, presidiu hoje a cerimónia de apresentação do Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato, inscrito no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e de assinatura do contrato de financiamento com a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA).
A Rádio Campanário esteve presente na cerimónia, que teve lugar às 10h30, no Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa, no Crato. O evento contou com as intervenções da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, do Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, Hugo Hilário, e do Presidente da Câmara Municipal do Crato, Joaquim Diogo.
A barragem do Pisão, é um dos maiores investimentos alguma vez realizados no Alto Alentejo e um projeto estruturante para o desenvolvimento e coesão do território. A CIMAA refere em nota de imprensa enviada à nossa redação que se empenhou na identificação deste projeto, deu-lhe prioridade e mobilizou-se para a sua realização. A nova estrutura promete beneficiar cerca de 110 mil pessoas nos 15 municípios de todo o Alto Alentejo.
O Empreendimento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato será construído com um investimento de 120 milhões de euros do PRR. O projeto original data dos anos 40, teve os primeiros estudos em 1957 e avança agora respondendo a uma necessidade antiga da Região.