12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Fronteira e Ponte de Sor promovem rastreios à COVID-19 para jovens que regressem a casa no Natal

O Município de Fronteira informa, em nota, que “em articulação com a Autoridade de Saúde, vai proporcionar uma ação gratuita de rastreio preventivo à COVID 19 aos residentes no concelho de Fronteira que frequentem o ensino superior e que neste período de Natal regressam à sua casa de família”.

Segundo a autarquia este rastreio “é feito através Testes Rápidos de Antigénio (TRAg), com certificação pelo INFARMED, os quais são realizados através de zaragatoa nasofaríngea”.

Estes rastreios serão gratuitos e voluntários. São, segundo a edilidade, uma forma de “possibilitar mais alguma proteção adicional neste período difícil que atravessamos e acresce aos rastreios que o Município promove nomeadamente a contactos com instituições particularmente sensíveis”.´

A ação ocorrerá nas instalações do Estádio Municipal Cândido de Oliveira nos dias 19 e 23 de dezembro e depende de inscrição prévia para o contacto telefónico: 968 492 469, devendo esta ocorrer até ao dia 18 (sexta feira) às 22H00 para a testagem a ocorrer no sábado dia 19, e até dia 22 (terça feira) às 22H00 para a testagem a ocorrer na quarta feira dia 23. No ato de inscrição será solicitado ao interessado o nome completo, morada, data de nascimento, nº utente do Serviço Nacional de Saúde e nº de telemóvel.

Também o município de Ponte de Sor está a realizar a campanha “Decidi Proteger os Meus”.

Segundo a autarquia esta campanha surge devido ao aproximar da “época festiva de Natal, momento em que ocorre primeira interrupção letiva, para todos os níveis de ensino, facto que permite a permanência, em família, de muitos jovens estudantes, inclusive os que frequentam o ensino superior e que, por esse motivo, residem maioritariamente, e durante o decurso das atividades letivas, em locais de elevada presença do coronavírus SARS-CoV-2”.

Assim, “considerando que esses jovens irão permanecer no concelho por um período superior a cinco dias, considerando ainda, que pela idade, mesmo que portadores deste coronavírus, os jovens podem permanecer assintomáticos, entendeu o Município de Ponte de Sor, mediante proposta do Pelouro da Saúde e do Serviço Municipal de Proteção Civil, levar a efeito a presente Campanha, “Decidi proteger os meus”.

Todos os alunos que residam no concelho de Ponte de Sor e que estudem no ensino superior têm a possibilidade de realizar um teste rápido à COVID-19.

A realização dos testes ocorrerá a 23 de dezembro, sendo que para realização do teste, é obrigatória a inscrição voluntária através de: 961 274 843 ou sor.aconselha@cm-pontedesor.pt

A realização dos testes decorrerá no Centro de Isolamento de Emergência Municipal (CIEM), com entrada a pé, pelo portão principal do CIEM, no estádio municipal de Ponte de Sor. Será aplicado um teste rápido de Antigénio, por enfermeiro, com resultado após 15/30 minutos.

Populares