A secretaria de Estado do Turismo lançou um programa de capacitação de técnicos nas câmaras na área do turismo, visando promover o turismo em zonas onde este setor está menos desenvolvido.
Em declarações à RC, Carlos Miguel, secretário de Estado das Autarquias Locais aponta que para os territórios do interior, o turismo surge como o sector “mais fácil e eficiente” na criação de “dinâmica económica” e na atração de pessoas.
Este programa surge assim, tendo em conta que as autarquias e os seus funcionários são quem está “mais próximo do território e das pessoas”, considerando o peso que o turismo tem vindo a adquirir na economia do país e no seguimento de uma falta sentida “de formação no turismo”.
Desta forma, e neste âmbito, será ministrada “formação específica […] nomeadamente para os técnicos que lidam com a área turística”. Segundo informações da tutela, esta será ministrada nas Escolas de Hotelaria e Turismo de cada uma das NUT II, ao longo de três meses, e será financiada em 50% pela Turismo de Portugal.
Serão abordados temas como a capacitação dos destinos, estruturação de produtos turísticos, captação de investimento turístico, dinamização de redes locais, marketing territorial e digital, inovação em turismo, mercados, produção de conteúdos, bem como instrumentos de apoio ao turismo.