Um grupo de investidores californianos, com investimento já feito na região de Alqueva, tem em vista o aumento do ritmo de produção de amendoeiras em terras abastecidas pela água de Alqueva.
De acordo com a informação disponibilizada pelo fundo Route One Investment Company, sediado em São Francisco, até ao ano de 2020 o objetivo passa por ultrapassar os 3 mil hectares de amendoeiras, talvez chegar aos 4 mil, prevendo-se, para tal, custos de aquisição de terra e de plantação, na ordem dos 140 a 200 milhões de euros.
A este valor acrescem mais 10 milhões de euros, que estão a ser investidos na primeira de duas unidades de transformação de amêndoa que o fundo tem planeadas, perto de Évora, a mesma que poderá receber as amêndoas que vão começar a ser colhidas na região já no próximo mês de agosto, com o arrancar de mais uma campanha.
Para além do descasque deste fruto seco, a unidade vai permitir ainda a transformação em produtos alimentares, como snacks e leite de amêndoa, para mercados estrangeiros.