Têm vindo a ocorrer nos últimos tempos furtos invulgares de cortiça, nomeadamente na zona de Vendas Novas e Orada, concelho de Borba.
Se antes o saque da matéria-prima acontecia através de pilhas, hoje em dia, os larápios roubam a cortiça diretamente das próprias árvores. Algo incomum, uma vez que danifica de tal forma os sobreiros ao ponto de os tornar inutilizados, por incapacidade de regeneração.
Em declarações à Rádio Campanário, o capitão Ricardo Samouqueiro, Oficial de Relações Públicas do Comando distrital de Évora, confessa que “este tipo de ilícito criminal é difícil de combater” pela extensão das planícies alentejanas.
O oficial adiantou também à Rádio Campanário que já estão a decorrer investigações sobre estes casos, reforçando ainda que “(…) estão a ser feitas diligências no sentido de apurar os eventuais e presumíveis autores dessas práticas”.
O capitão Samouqueiro revelou ainda à nossa rádio que a força policial está a “ (…) criar uma espécie de medidas de prevenção junto dos proprietários para estarem despertos para esta questão”, numa tentativa de minorar este tipo de ilícito.