12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Futebol feminino cresce no Distrito de Évora: “Queremos chegar às 800 jogadoras dentro de 4 anos” diz Presidente da AFE

Realizou-se este domingo, no Complexo Desportivo Miguel Figueiredo Lérias, em Alandroal, mais uma grande festa do Futebol Feminino em Portugal, com a realização das finais das taças da Associação de Futebol de Évora, sub-13, sub-15 e sub-17.

O Município de Alandroal junta-se à Associação de Futebol de Évora nesta iniciativa.

António Pereira, Presidente da Associação de Futebol de Évora(AFE), em declarações à Rádio Campanário explicou que a escolha de Alandroal para esta final ocorreu porque “existe aqui uma equipa feminina e nós queríamos fazer a final num local onde existe uma equipa” enaltecendo a disponibilidade da Câmara Municipal para proporcionar todas as condições para a realização do evento.

O Presidente da AFE sublinha que “a Associação no futebol feminino está a crescer muito “ registando já 10% de jogadoras femininas na associação, uma meta que a Federação de Futebol impôs às Associações e que nem todas conseguiram alcançar. Évora cumpriu o objetivo e de acordo com o Presidente da Associação “a meta para o próximo quadriénio será chegar aos 15%.”

Durante muitos anos o futebol esteve sempre associado ao sexo masculino , uma mentalidade que alterou nos últimos anos. Para isto em muito contribuem as ações de sensibilização feitas pelos Clubes junto das escolas no sentido de incentivar as jovenms a praticar a modalidade.

António Pereira refere que atualmente fazem parte da associação de Évora “400 jogadoras” um número que a AFE quer duplicar(800)daqui por 4 anos.

A prática de futebol, considerado desporto rei em Portugal, está cada vez mais enraizado nas gerações mais novas que através das escolas de formação vão trilhando o seu caminho. Nos dias de hoje, sem género pré-definido, o futebol é um desporto que tem lugar para todos.

Populares