Foi esta quarta-feira inaugurado, no Parque de Tecnologia e Ciência de Évora-PACT, o Gabinete AlentEdge.
Trata-se de um gabinete que nasce para prestar serviços de apoio empresarial direcionados para o ecossistema do PACT, nomeadamente a empreendedores, investigadores e outras entidades. Os primeiros serviços disponibilizados pelo Gabiente AlentEdge, que vai servir toda a região do Alentejo, serão a nível da Propriedade Intelectual (PI) e serão desenvolvidos em colaboração com a INVENTA.
Soumodip Sarkar , Presidente Executivo do PACT, realizou a abertura da sessão, que prosseguiu depois com Luís Caixinhas , da Inventa, e Susana Armário, do INPI PT. Em todas as intervenções foi destacada a importância da valorização do conhecimento através do registo de Propriedade Intelectual.
Marcaram ainda presença na sessão, representantes dos Institutos de Ensino Superior (IES) da região, Paulo Quaresma, Universidade de Évora , Luís Loures, Politécnico de Portalegre, João Carlos Martins, Instituto Politécnico de Beja e João Moutão, Politécnico de Santarém, participantes num debate sobre os últimos desenvolvimentos na área de PI, bem como os desafios e as oportunidades. A moderação foi de Tiago Teotónio Pereira, Vogal Executivo do Alentejo2030 , que fez também o encerramento da sessão.
Com a criação do Gabinete AlentEdge, o PACT pretende reforçar a cultura de inovação e de colaboração com que tem impulsionado o crescimento económico e a prosperidade regional. O Gabinete AlentEdge é uma iniciativa que nasce do compromisso do PACT enquanto líder do Sistema Regional de Transferência de Tecnologia (SRTT) e em parceria com a CCDR-A, co-responsável pela coordenação operacional da implementação da Estratégia Regional de Especialização Inteligente do Alentejo (PR Alentejo 2030).
Fotos: PACT Évora