Para comemorar o 9º aniversário da classificação da “Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações”, a Câmara Municipal de Elvas realizou a Gala do Património em formato digital, disponibilizada no canal youtube do município.
O concerto comemorativo contou com a presença da fadista Cuca Roseta, do cantor e autor Rui Drummond, acompanhado pela Orquestra Ibérica e a participação especial do ator Ruy de Carvalho.
A direção musical do evento esteve a cargo de Luís Zagalo diretor da Academia de Música de Elvas.
O evento está inserido no programa Cultura em Rede, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, cofinanciado pelo Programa Operacional do Alentejo 2020, pelo FEDER e pelo Portugal 2020. Contou também com o apoio da Academia de Música de Elvas e Pautas e Melodias, conforme divulgado pelo município.
O Programa Cultural em Rede, da responsabilidade da CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, tem como objetivo a valorização, promoção, dinamização e desenvolvimento do património cultural, enquanto instrumento de diferenciação e competitividade dos territórios. Este programa, cofinanciado pelo Alentejo 2020, pelo FEDER e pelo Portugal 2020, pretende contribuir para que a região do Alto Alentejo seja mais atrativa ao turismo interno e externo, bem como, alavancar as atividades económicas que decorrem da dinamização cultural e artística, tão fragilizadas pelo atual contexto pandémico.
Todas as atividades são planeadas de acordo com as normas impostas pela DGS e contam com o responsável comportamento do público no cumprimento das regras vigentes.
A CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo é composta pelos concelhos de Alter Do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo De Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel.