A Galeria Municipal de Montemor-o-Novo acolhe de 20 de janeiro a 24 de fevereiro, a exposição itinerante “A Cerâmica Portuguesa”.
A mostra será inaugurada na sexta-feira, 20 de janeiro, pelas 18h00, na Galeria Municipal.
A Exposição ‘A Cerâmica Portuguesa’ dá uma breve e expressiva panorâmica da cerâmica portuguesa, reunindo um conjunto de obras das vinte e seis vilas e cidades que formam a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC), na qual Montemor-o-Novo está inserido, e que dispõem de uma forte tradição neste ramo assim como um riquíssimo património ligado à produção artesanal e contemporânea, utilizando a argila como base.
A Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica, ou APTCVC, é uma associação sem fins lucrativos composta por municípios e outras entidades.
A APTCVC é constituída por 22 municípios portugueses, tendo como fundadores, em 2018, Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares.
Em 2020 foram admitidos como novos membros Oliveira do Bairro e Porto de Mós, seguidos de Leiria e Condeixa em 2021 e em 2022, os municípios de Estremoz, Fundão, Loures e Vila Real aderiram à Associação.
Estes municípios englobam os principais centros cerâmicos, na maioria dos casos, caracterizados por uma forte ancestralidade e tradição cerâmica.