A Galp vai fazer um investimento de mais de 42 milhões de euros até 2023 na Refinaria de Sines, procurando assim tornar a refinaria “numa das mais eficientes da Europa”, segundo a empresa petrolífera.
A Refinaria de Sines celebra 40 anos e, ao longo da sua existência, a Galp investiu mais de 4 mil milhões de euros, somando-se assim, com este investimento, um total de 87,7 milhões de euros de investimento em sistemas de ecoeficiência.
Este é o rumo de uma instalação que celebra 40 anos de existência mas continua com os olhos postos no futuro,” afirma Carlos Gomes da Silva, presidente executivo da Galp. “É uma instalação central na nossa estratégia que tem merecido toda a nossa atenção em termos de eficiência energética, em tecnologia de ponta e em equipamentos que lhe permitiram, a cada momento, responder aos desafios do mercado e da sociedade.”, sublinha.
A Refinaria de Sines é a maior exportadora nacional, colocando cerca de 45% da sua produção nos mercados internacionais. Emprega diretamente 527 trabalhadores e mobiliza outras 500 pessoas de diversas empresas que aqui prestam serviços diariamente. Gera mais de 2.500 postos de trabalho indiretos e representa a maior fatia do movimento de granéis líquidos do Porto de Sines.
A Galp destaca ainda o investimento de 58 milhões de euros na mais recente intervenção na Refinaria, numa operação que mobilizou mais de 2000 pessoas e uma centena de empresas. Esta remodelação permitiu instalar novos equipamentos e prevê aumentar a flexibilidade operacional e a eficiência energética da fábrica.
(Foto: Global Imagens)