A Assembleia Municipal de Vila Viçosa reuniu-se na passada sexta-feira, dia 18 de fevereiro, para a 1ª Sessão Ordinária desta Assembleia do ano de 2022.
A sessão teve lugar no Salão da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa, a partir das 21:00 horas e foi transmitida, como habitualmente, em direto, pela Rádio Campanário.
Entre os vários temas discutidos, no 8º ponto da ordem de trabalhos, destaca-se a Transferência de competências para a CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central – , mais especificamente os transportes do município. O presidente da Câmara Municipal, Inácio Esperança, refere que “ganhamos escala e possibilidade de ter mais rotas e horários se o fizermos em conjunto”.
Estes acordos com a rodoviária “estão também a ser feitos acordos com outras empresas, ao nível de Évora e outras localidades”, adianta Inácio Esperança.
O presidente assume que embora “o concurso que a CIMAC fez e só concorreu a rodoviária do Alentejo, entendemos que não são as rotas e o número ideal, mas é aquele que é possível”.
Estes transportes que se destinam às rotas comerciais, são da “autoridade da câmara, mas delega na CIMAC que por sua vez vai concessionar em conjunto”, esclarece Inácio Esperança.