Apesar do preço médio dos combustiveis ter registado uma descida de 8%, o gasóleo apensas desceu metade do que era esperado, cerca de 3%, tendo a gasolina 98 ficado mais cara od que o registado anteriormente.
Os números têm por base dados da Direção Geral da Energia e Geologia (DGEG), analisados pela ‘CNN Portugal’, que mostram que O gasóleo simples desceu em média 6,8 cêntimos por litro face à segunda-feira anterior, para um preço atual de 1,927 euros, uma descida que é apenas 43,3% menor do que o governo seperava, depois de ter apontado uma queda de 12 cêntimos.
No caso das gasolinas tanto a a 95 como a especial 95 e até a especial 98 desceram, tendo a primeira registado um decréscimo de 3,8 cêntimos por litro para 1,989, a segunda menos 3,3 cêntimos, para uma média de 2,006 euros por litro, e a última menos 2,9 cêntimos, para 2,145 euros por litro.
A maior surpresa está então na gasolina 98, a única em que o preço registou um aumento de 3,5 cêntimos estando agora nos 2,135 euros por litro, mesmo com a descida da cotação do petróleo.
Esta semana os preços dos combustiveis registaram uma descida e segundo a Muiltinews noticiou fonte de uma das principais petrolíferas “A evolução das cotações em euros aponta para uma descida dos preços em 4 cêntimos por litro na gasolina e 12,5 cêntimos por litro no gasóleo”.
Ainda na mesma linha os postos de combustivel junto aos hipermercados seguem a tendência do mercado com uma descida de0,0274 euros na gasolina e menos 0,1020 euros no gasóleo.
Segundo foi adiantado pela DGEG desde o inicio do ano os combústiveos já subiram 12 vezes e desceram apenas uma, onde o preço do gasóleio registou uma valorização de 51 cêntimos e a gasolina de 37 cênetimos.