O projeto piloto de gasóleo profissional para o transporte de mercadorias arrancou a 15 de setembro de 2016, em 55 postos de oito concelhos que ficam em quatro áreas de fronteira com Espanha. Durante três meses e meio esteve implementado um regime experimental de um modelo que o governo vai agora estender a todo o território do Continente.
Este regime permite o reembolso parcial do imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP) de forma a igualar o preço de venda do diesel com o praticado em Espanha, anulando a assimetria fiscal que é desfavorável a Portugal e aos operadores que abastecem no país
O desconto de 13 cêntimos por litro só se aplica aos transportes pesados de mercadorias realizado em camiões com 35 toneladas ou mais e com um limite anual de abastecimento de 30 mil litros de combustível.
Segundo dados divulgados pelo Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, nestes três meses e meio “o consumo cresceu extraordinariamente nas zonas abrangidas pelo projeto na fase piloto”, dando ainda conta que em Elvas os dados apontam para um crescimento de 453 mil litros para os 699 mil litros.
Dado o bom resultado desta medida, o Governo decidiu alargar este projeto a todo o país.