A 20ª Mostra Gastronómica, o 12º Festival da Empada e a Feira do Tapete de Arraiolos têm neste evento como parceiros o melhor dos vinhos do concelho, a doçaria conventual, os produtos locais de valor intrínseco e ligação natural ao Alentejo, para preservar tradições e promover a economia local.
A concretização desta iniciativa constitui um passo para percorrer o caminho necessário, para alcançar melhores condições na promoção, divulgação e comercialização de produtos locais de produção artesanal ou tradicional, escreve a autarquia de Arraiolos em comunicado.
Para quem visita o concelho esta é a oportunidade para conhecer o que de melhor tem Arraiolos – o Tapete de Arraiolos – a Gastronomia – o Património monumental edificado – e a cultura do concelho, bem como os espaços museológicos – Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos e Centro Interpretativo Mundo Rural Vimieiro.
Nele, os pratos de “Porco”, de “Borrego”, de “Vitela”, as “Sopas Alentejanas”, as “Açordas” e as “Migas” realçam a diversidade da nossa gastronomia, ligada ao mundo rural, preservado, com toda a sua importância cultural, representando um contributo para desenvolver e promover o rico património histórico do nosso concelho e potencializar as nossas capacidades na área do turismo.
A “Empada de Arraiolos ®” na relação próxima com a Gastronomia Alentejana, traço duma ligação à terra e a uma ruralidade própria da nossa região, o Tapete de Arraiolos e outros sabores e saberes imemoriáveis estão patentes no Arraiolos Multiusos, de 25 de outubro a 3 de novembro.