A partir de 2022, a vila de Gavião, no distrito de Portalegre, terá um espaço museológico que será o maior do país no domínio de carros de atrelar.
O futuro Museu Pequito Rebelo, aguarda agora o visto favorável do Tribunal de Contas para que, no primeiro trimestre de 2022, possa abrir as portas ao turismo.
O museu irá albergar a coleção de carros de atrelar que se encontra atualmente na Quinta da Margalha, no concelho do Gavião, uma coleção pertencente à família Pequito Rebelo. Esta é uma coleção singular de 38 veículos, maioritariamente do século XIX, que ao longo dos anos tem vindo a ser aprimorada pela família Pequino Rebelo, e promete ser um dos maiores investimentos turísticos do Alto Alentejo.
O investimento no arranjo do espaço e na conservação dos veículos é de 1.3 milhões de euros. Segundo conta o Presidente da Câmara de Gavião, José Pio, à revista Semmais, “Há uns anos a autarquia já comprou o edifício do antigo seminário por 200 mil euros, propriedade da mesma família que agora cede os carros, com o intuito de aí instalar o museu. O edifício central será o do museu. No logradouro pretendemos instalar um ninho de empresas.”
O futuro Museu Pequito Rebelo, em Gavião, apresentar-se-á como uma viagem ao passado mostrando uma coleção única em memória e História, não só do Alentejo mas do País, no antigo Seminário, edifício construído em finais do século XIX para residência da ilustre família Pequito Rebelo.