A Associação de Produtores Florestais da Freguesia de Belver, em conjunto com a Terras de Guidintesta – Sociedade de Desenvolvimento Rural, vão plantar cerca de 270 mil árvores na área de Belver, no concelho de Gavião, para reflorestar a área ardida após os incêndios de 2003, 2005 e 2017.
De acordo com o portal mediotejo.net, o projeto “Reflorestar Belver” requer um investimento total de cerca de 400 mil euros, 75% do qual será financiado a fundo perdido.
No total vão a ser plantadas 270 mil árvores indígenas (espécies como o pinheiro manso, o medronheiro e o sobreiro), em 600 dos 5400 hectares ardidos nos quatro incêndios que devastaram cerca de 85% da área florestal de Belver.
Para além da plantação de espécies autóctones, vão ser levadas a cabo obras de correção e proteção de território para a preservação e fomento da biodiversidade e exploração sustentável dos recursos locais. A iniciativa vai possibilitar a recuperação dos terrenos, uma das principais fontes de rendimento de 130 pequenos proprietários locais também impactados pelos incêndios, a maioria na idade da reforma, contribuindo para a sua maior autonomia financeira.