O Grupo Desportivo Bairrense realizou este domingo, no Clube de Tiro em Vila Viçosa, um torneio de uma das mais antigas tradições alentejanas. O Jogo da Malha, que tem resistido ao longo dos anos, começa agora a ganhar terreno nas gerações mais novas, cada vez mais despertas para esta modalidade , e sobretudo nas mulheres, onde são cada vez mais as praticantes da malha.
Luís Simões, representante do Bairrense, em declarações à Rádio Campanário, destacou a importância da realização deste torneio que trouxe a Vila Viçosa mais de 150 pessoas, vindas de várias localidades do Alentejo.
49 equipas masculinas e 24 femininas disputaram esta “competição” numa verdadeira homenagem a esta tradição do Alentejo.
O responsável pela organização sublinhou que “não esperavam tanta adesão” congratulando-se com a “casa cheia” num torneio onde se pretende estimular a amizade, o convívio mas acima de trudo valorizar e preservar os jogos tradicionais, para que elas não se percam no tempo, mostrando-se esperançado pelo facto da malha ter cada vez mais jovens a aderir.
Após os jogos, a classificação final foi a seguinte:
Classificação Homem
1 João Mata/Nuno Mata
2 Luis Serra / Pedro Morteira
3 Avelino/ Marco
Classificação mulheres
1 Monica Xavier/ Ana Bilro
2 Gabriela/ Cristiana
3 Joana Lopes / Maria Jose Serra
O Grupo Desportivo Bairrense, uma das Associações mais antigas no concelho de Vila Viçosa, é hoje uma referência no movimento associativo pelo dinamismo que tem nas várias atividades realizadas, honrando o desporto e sobretudo as várias modalidades desportivas existentes, especialmente as menos usuais, garantindo, com muito empenho e dedicação , que elas perdurem no tempo.