A empresa Gesamb, responsável pela gestão e exploração do Sistema Intermunicipal de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos do Distrito de Évora, vai investir mais de 450 mil euros num contentor itinerante para recolha de resíduos perigosos.
De acordo com a empresa, este novo investimento irá ampliar os pontos Ecocentros, que têm contentores específicos para depositar alguns destes resíduos, como por exemplo: óleos de motor, TV´s, monitores, frigoríficos, lâmpadas, pilhas e baterias.
A Gesamb refere que para ampliar a correta deposição destes e de outros resíduos domésticos perigosos como: tintas, vernizes, solventes, tinteiros, toners, termómetros de mercúrio, a Gesamb está a fazer novos investimentos. Em meados de 2019, a Gesamb elaborou uma candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), onde se propôs realizar um investimento total de 465 mil euros para operacionalizar estas recolhas. Este montante – 465 mil euros é o total do investimento que inclui:
- aquisição de um contentor itinerante;
- aquisição de uma viatura pesada para transporte do contentor;
- criação de um espaço de armazenamento adequado, nas instalações sede da Gesamb (Évora);
- uma campanha de informação e sensibilização para a população.
O contentor itinerante, que está neste momento, em fase de construção, foi adjudicado pelo valor total de 73.500 euros.
A empresa prevê que este contentor itinerante para recolha de resíduos perigosos está disponível para o 2º trimestre de 2021. Este contentor percorrerá as diversas localidades dos 12 municípios que integram a Gesamb – Alandroal, Arraiolos, Borba, Évora, Estremoz, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa.
O objetivo deste equipamento, segundo a Gesamb, é “criar as condições adequadas e numa lógia de recolha de proximidade promover a entrega destes resíduos que de outra forma não seriam encaminhados para o destino mais adequado”.
Este investimento contempla ainda, uma campanha de informação e sensibilização ambiental para esta temática, a aquisição de uma viatura pesada para transporte do contentor e a criação de um novo espaço de armazenamento, em Évora, para acondicionamento dos vários resíduos recolhidos, até encaminhamento para o destino final.